Diretor de Infraestrutura da APS revela planos para Margem Esquerda do Porto de Santos e estudos para dragagem

O túnel submerso Santos-Guarujá – com início de construção projetado para 2024 e finalização dos trabalho em quatro anos – pode ser entregue antes à comunidade da Baixada Santista. A Autoridade Portuária de Santos (APS) explica que o projeto a ser licitado é o mesmo que foi elaborado em 2012 pela antiga Dersa, com pequenos ajustes no traçado visando reduzir impactos nas duas cidades. Um dos objetivos da obra é aumentar a capacidade operacional da Margem Esquerda do Porto de Santos.

Para A Tribuna, o diretor de Infraestrutura da APS, Carlos Magano, disse que a diretoria do Porto de Santos está empenhada em revalidar as licenças já concedidas e que estão vencidas, além de revisar os cronogramas de construção. O trecho submerso permanece o mesmo, com ligação entre a região da Capitania dos Portos, no lado santista, e Conceiçãozinha, em Vicente de Carvalho, em âmbito guarujaense.

“Não vamos mudar nada da parte submersa. As revisões atuais são nas embocaduras, para atender as prefeituras. Queremos aproveitar todas as licenças possíveis, já concedidas. O projeto reaproveitado pela Autoridade Portuária foi desenvolvido pela extinta Dersa, em 2012. Desde o início, o plano contemplava faixas para veículos, bicicletas e pedestres e a passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). À época, foi estipulada ainda velocidade máxima de 60 km/h”.

Magano explicou que a inovação do projeto é referente à embocadura. “Naquele projeto, você tinha uma rampa saindo da parte marítima do túnel muito lenta para subir à superfície e que envolvia muitas desapropriações. Fizemos um projeto de caracol, reduzindo o trecho da saída, permitindo que não vá tanto à frente”.

Sobre prazos, ele diz que a intenção é ganhar tempo, algo que pode gerar efeitos ambientais positivos. “Havia um cenário inicial projetado para quatro anos de construção, mas estamos revendo todos os cronogramas com o intuito de comprimir ao máximo esse prazo, para poder entregar para a população o mais rápido possível. O tráfego intenso de caminhões deixa partículas no ar, gerando consequências à saúde das pessoas”.

Outra meta da diretoria da APS é aumentar a capacidade operacional na Margem Esquerda do Porto e o túnel pode ser um divisor de águas. “Temos áreas em Guarujá que podem ter ocupação de retroporto e estão em desenvolvimento. O túnel permitirá uma ocupação maior e parte dos serviços portuários será dividida entre Guarujá e Santos. Enquanto Santos tem todas as áreas praticamente ocupadas, Guarujá conta com mais possibilidade para expansão portuária”.

Ainda na questão da mobilidade, Magano destacou que o túnel permitirá a redução de quilômetros rodados por caminhões que transportam cargas. Espera-se que eles possam fazer a travessia entre as duas margens do Porto de Santos em apenas três minutos.

“Para fazer um percurso de 45 quilômetros, um caminhão leva de uma a duas horas para fazer o percurso inteiro. Com o túnel, isso cai para três minutos. Você não só diminui a emissão de gases de efeito estufa como também dá um aproveitamento melhor para o caminhão, que poderá fazer várias viagens. É uma diferenciação econômica para os negócios de transporte”.

Dragagem

A dragagem do canal de navegação é considerada uma obra estratégica para o Porto de Santos. Por isso, a Autoridade Portuária contratará estudos para testar a viabilidade do aprofundamento do canal para 16 metros, em uma primeira etapa, e para 17 metros em outra fase, considerando a necessidade de manutenção frequente e o menor impacto ambiental.

“Primeiramente, vamos fazer os estudos que vão simular os efeitos da sedimentação de areia na saída do canal nos dois cenários, para 16 e para 17 metros, e verificar se baixando para 17 metros aumentaria de maneira exponencial a sedimentação, até por causa dos ciclones que são comuns em Santos. Isso aumentaria o volume de dragagem, o que é contrário a uma visão mais ambientalista”.

A APS avalia a adoção de guias-corrente no canal de acesso para mitigar a sedimentação e aumentar o prazo do contrato da dragagem de manutenção de dois para dez anos. “A própria tentativa de se fazer contratos de mais longo prazo é transferir as obras de guias-corrente para o contratado e avaliar o serviço dele pela manutenção das profundidades de projeto. O nosso objetivo é modernizar o processo implantado até agora”.

Os estudos serão feitos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH). “Nós renovamos o contrato com o INPH, falta apenas a assinatura. Na semana que vem estaremos recebendo o diretor e o técnico responsável para ver se a gente consegue acelerar esse estudo”.

Magano explicou que a Unicamp está sendo contratada para fazer o estudo das praias. “A Unicamp fez o primeiro trecho, com um guia-corrente submerso. A universidade dará continuidade à obra contratada pela Prefeitura de Santos, que é uma das nossas obrigações no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Nós vamos aproveitar esse estudo para fazer uma simulação matemática dos guias-corrente que possam eventualmente ser feitos”.

Para ele, é preciso aproveitar “a expertise que foi desenvolvida na Unicamp para dar continuidade na proteção não só da praia, mas também do canal, o que vem a somar o engrossamento da praia. Nós queremos uma opinião técnica sobre isso, para que a gente possa fazer uma proposta efetiva”.

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