A frota “ociosa comercial” atingiu um total de 162 unidades na quinzena de fevereiro, aponta a Alphaliner

A tonelagem comercialmente ociosa é agora o maior contribuinte para a ociosidade dos contêineres, depois que o segmento registrou um aumento de 13 navios com 114.278 TEUs na última quinzena. No geral, a frota de porta-contêineres ociosa do mundo seguiu uma trajetória ascendente este mês, com um aumento de capacidade total de cerca de 140.000 TEUs, informa a Alphaliner.

Em sua última pesquisa em 13 de fevereiro, a Alphaliner contabilizou 366 navios porta-contêineres “ociosos” com uma capacidade combinada de 1.616.569 TEUs. Isso equivale a 6,2% da frota global de navios, ante 5,7% há duas semanas.

A ociosidade aumentou para todos os portes de navios, exceto para a categoria “menos de 1.000 TEU”, que se manteve mais ou menos estável.

A frota “ociosa comercial” atingiu um total de 162 unidades e uma capacidade de 850.417 TEUs.

Dentro disso, os navios controlados por transportadores ociosos ficaram em 117 unidades e 733.781 TEUs, um aumento de 82.293 TEUs em comparação com a contagem anterior da Alphaliner. Já a tonelagem ociosa não controlada pelos armadores chegou a 45 embarcações e 116.636 TEUs. Isso representa um aumento de oito unidades e 31.985 TEUs nas últimas duas semanas.

Juntos, o segmento ocioso comercial já representa 53% da frota total ociosa, contra 47% dos navios em doca seca e em reparo. Este último também aumentou, mas em menor proporção do que a tonelagem ociosa comercialmente. Nas últimas duas semanas, a frota em manutenção e reparação aumentou 24.685 TEUs para chegar a 204 embarcações e 766.152 TEUs na última contagem.

O crescimento da frota ociosa tem sido contínuo desde o início de 2022, mas acelerou significativamente no final do ano passado. A proporção de tonelagem ociosa comercialmente era de apenas 21% há um ano, ante 53% hoje.

Fonte: Mundo Marítimo |

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