O segundo dia do evento Port Performance Summit, organizado pela DDLM (Double Down Live Marketing) e realizado na AmChan, foi aberto pelo diretor presidente da ATP, Almirante Murillo Barbosa, e seguido por uma apresentação sobre Tecnologias 4.0 aplicadas a resiliência portuária, realizada por Alexandre Eusébio, MSc, MBA, PMP®, Dir. de Ciência, Tecnologia e Inovação na AEAS – Dir. de Ensino, Pesquisa e Extensão da Fundação CENEP.
Em seguida, foi a vez do painel Automação Em Terminal De Contêineres, apresentado pelo CIO do Portonave, Jardel Fischere pela gerente de TI e segurança da Informação da BTP, Fabiana Morgante de Alencar e pelo gerente executivo de operações da Santos Brasil, Marcelo Patricio.
O CEO da Athenas Logistics, Rogério Magela Silva, falou, em seguida sobre o Case da Rio Brasil Terminais com ênfase na otimização com digital Twin 3D em tempo real.
Automação Portuária: Desafios De Investimento No Brasil E Legislação foi o tema da palestra de Giovanni Ross Phonlor Diretor de Operações do Tecon Rio Grande.
Em seguida, foi a vez de Luiz Simões, cofundador e CEO da HX, falar sobre a Revolução Na Logística Com Inovação E Resultados Reais.
O Ciclo De Vida De Um Projeto De Implantação De Sistemas Autônomos Em Um Porto. De Sua Concepção Até Sua Operação foi o tema apresentado por André Guilherme Kopperschmidt Head de Operações da Meinhardt Brasil
Jesualdo Conceição Silva, presidente da ABTP, abriu o evento pós o almoço. Ele foi seguido da palestra Inovando Para Um Futuro Sustentável: Explorando O Potencial Do ESG, apresentada por Caio Cunha, Gerente de Relações Portuárias e Reserva Caruara do Porto do Açu e Fabrício Martins Gerente de Sustentabilidade do Portonave e moderada pelo diretor presidente da ATP, Almirante Murillo Barbosa.
Modelo de Gestão Operacional: a Portos do Paraná Vem Aplicando Diversas Ferramentas Inovadoras De Gestão Com Foco No Incremento De Sua Eficiência, Tornando A Estrutura Mais Produtiva A Todos Os Operadores E Usuários, O Que Consequentemente Tornará O Complexo Portuário Paranaense Ainda Mais Atrativo foi apresentado por Gabriel Perdonsini Vieira Diretor de Operações Portuárias da Portos do Paraná, e moderado por Cláudia Borges, diretora executiva da ABTP.
Em seguida, Roberto Claro Head de Portos e Logística da ModalGR, falou sobre a Transformação Digital Na Logística Multimodal Com Uso Da Automação Iot, E Da IA.
A Integração Entre O Porto E O Retroporto Para Ganho De Eficiência E Redução De Custos As Vantagens Da Integração Sistêmica Entre Os Terminais Portuários E As Áreas Retroportuárias foi o tema do painel apresentado por Fabio Antonio de Carvalho, Gerente de Segurança da Brasil Terminal Portuário (BTP) Vander Serra de Abreu, Diretor Comercial e de Operações da iPORT Solutions e Ricardo Maeshiro, gerente de planejamento logístico e inovação da Autoridade Portuária de Santos e moderado por Wagner Rodrigo Cruz de Souza Especialista Portuário e Diretor Executivo da ABTTC
O coordenador comercial da iPORT Solutions, Marcos Mesquita do Valle, apresentou a palestra TOS (Terminal Operation System) Para Cargas E Granéis Sólidos icarga – primeiro sistema 100% nacional para o controle e gestão operacional de importação e exportação.
Inovação E Tecnologia No Auxílio Da Tomada De Decisões Da PORTOS RS foi o tema da palestra de Cristiano Pinto Klinger, Diretor Presidente da Portos RS.
Já o Painel AGVs e o Terminal Portuário do Futuro (próximo) no Brasil foi apresentado por Patrick Fernandes da Costa, supervisor de projetos e tecnologia do SENAI-SP, Andre Guilherme Kopperschmidt Head de Operações da Meinhardt Brasil e moderado por Samanta Roveri, especialista em logística portuária do SENAI-SP.
A próxima edição do Port Performance Summit Brasil acontece nos dias 1 e 2 de outubro de 2025. Vale destacar que a Datamar é o provedor oficial de dados do evento e o DatamarNews é parceiro de mídia.
🚢 Compartilhar é cuidar!