Em linha com um dos principais objetivos do Governo Federal no Brasil, de impulsionar o setor de infraestrutura, o Ministério dos Portos e Aeroportos anunciou uma nova redução nas tarifas portuárias. Desta vez, a redução será no terminal de Ilhéus, na Bahia.

Os descontos podem chegar a 65% em Ilhéus. Segundo a CODEBA (Companhia das Docas do Estado da Bahia), administradora do terminal, a taxa de infraestrutura aquaviária atualmente é cobrada com base no tamanho bruto da embarcação, independentemente da quantidade de carga transportada. Isso pode aumentar as despesas de alguns usuários.

De acordo com o novo regime, os exportadores de granéis sólidos no Brasil que atingirem uma taxa de embarque inferior a 50% da capacidade total do navio se beneficiarão de uma redução nas tarifas portuárias.

Porto de Santos

Porto de Santos também terá redução tarifária, com descontos de até 65%. A taxa será calculada de acordo com o tipo de navegação e a frequência com que a embarcação utiliza o terminal. A ideia é incentivar os usuários a voltarem ao porto.

Além disso, o Porto de Santos oferecerá tarifas mais baixas para as “embarcações verdes”, que têm pontuação positiva no Índice de Navios Ambientais.

Veja abaixo os 5 produtos mais exportados do Porto de Santos nos primeiros cinco meses de 2023. Os dados são do DataLiner.

Top 5 das exportações de Santos | janeiro-maio ​​| TEU

Fonte: DataLiner (clique aqui para solicitar uma demonstração)

Porto do Rio Grande

O Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, também terá redução de tarifas. Nesse caso, a isenção é voltada para a Navegação Interior, que trata de serviços operacionais ou de infraestrutura terrestre dentro do porto. A primeira movimentação de mercadoria proveniente da Navegação Interior armazenada para posterior embarque passará a ser isenta de tarifas.

Além disso, também haverá redução tarifária para o transporte de cabotagem.

Compartilhar é se importar!

Quer ficar informado?

Cadastre seu e-mail, para receber notícias semanais.