A perspectiva para o segundo semestre de 2025 no mercado global de transporte de contêineres está se desenhando como decepcionante, com demanda fraca, excesso de capacidade e turbulência nas políticas comerciais levando as armadoras a revisarem suas projeções financeiras para o ano. Nesta terça-feira, a japonesa Ocean Network Express (ONE) revisou para baixo suas estimativas para o ano fiscal completo — e outras companhias devem seguir o mesmo caminho.
Analistas do banco Jefferies resumiram o clima atual em seu mais recente relatório sobre contêineres, intitulado “O lugar nada empolgante entre o ruim e o não tão ruim”, capturando a estagnação do mercado. Apesar de alguns picos nas tarifas no início do verão, o sentimento se deteriorou significativamente, e o setor se prepara para uma temporada de pico com desempenho fraco.
A Linerlytica alerta que os efeitos em cascata das políticas tarifárias dos EUA já começam a se fazer sentir, com os volumes de contêineres sob pressão. O recente acordo comercial entre EUA e União Europeia, que inclui uma tarifa de 15% sobre produtos europeus, deve atingir com força o fluxo transatlântico. As importações da Europa para os EUA cresceram 8% no primeiro semestre de 2025, mas essa tendência deve se inverter na segunda metade do ano: o Jefferies projeta uma queda de 10%. Enquanto isso, a capacidade na rota transatlântica continua 16% maior do que há um ano, aumentando os temores de excesso significativo de oferta caso a demanda caia como previsto.
Os índices de frete refletem esse pessimismo. O Índice de Frete Conteinerizado de Xangai (SCFI) caiu por oito semanas consecutivas, com nova baixa de 42 pontos nesta terça-feira. As tentativas das armadoras de elevar tarifas em agosto não vêm surtindo efeito, diante do desequilíbrio entre oferta e demanda.
A ONE, sexta maior armadora do mundo, divulgou hoje seus resultados do primeiro trimestre e cortou US$ 400 milhões de sua previsão anual. O CEO Jeremy Nixon citou os desafios geopolíticos e econômicos em curso.
“Nossa previsão para o ano completo deve enfrentar ventos contrários devido às contínuas incertezas geopolíticas, às condições de mercado em evolução nas principais economias e aos congestionamentos portuários que afetam as cadeias globais de suprimento”, afirmou Nixon.
Segundo a Sea-Intelligence, o breve rali nas tarifas no início de junho já perdeu força, e a tão esperada alta sazonal pode nem se materializar. No pior cenário, os volumes de agosto podem despencar até 26% em relação ao mesmo mês do ano anterior, forçando mais cancelamentos de escalas (blank sailings) e pressão para redução nas tarifas.
Mesmo que ocorra um breve e urgente aumento no final de setembro — impulsionado por importadores dos EUA apressando-se para embarcar mercadorias antes do feriado da Semana Dourada na China — analistas alertam que seria apenas um pico passageiro. “Podemos ver outro salto nas tarifas como em junho, seguido de nova queda acentuada”, observou a Sea-Intelligence.
A volatilidade também aparece nas tarifas spot. Lars Jensen, da Vespucci Maritime, destacou nesta semana que as tarifas transpacíficas para a costa oeste dos EUA — que haviam disparado mais de US$ 3.000 por FEU em junho — já voltaram completamente aos níveis anteriores ao pico.
Fonte: Datamarnews