Os frutos do mar noruegueses agora têm acesso a um dos maiores mercados do planeta.
O Brasil e a Noruega firmaram um acordo que permitirá a entrada dos frutos do mar noruegueses no país. De acordo com a Autoridade de Segurança Alimentar da Noruega (Mattilsynet), os produtores poderão exportar peixes selvagens, peixes de cultivo e subprodutos de peixe para o Brasil, desde que sejam aprovados pelas autoridades brasileiras (DIPOA).
O Brasil possui uma grande população e é considerado um dos principais destinos para o salmão chileno. Com os produtos noruegueses agora disponíveis, o país pode ver um aumento no interesse por seu produto pesqueiro principal.
O site do Mattilsynet explica o processo de entrada no mercado brasileiro e como os exportadores potenciais podem ser adicionados à sua lista de produtores aprovados.
O Brasil possui requisitos especiais para aqueles que exportam produtos de frutos do mar cultivados que superam as regulamentações da Noruega.
“Como exportador, você deve conhecer os requisitos especiais que o país importador impõe aos produtos e ao fabricante, e deve garantir que esses requisitos sejam atendidos antes de exportar os produtos,” afirmou o Mattilsynet em seu site.
O Mattilsynet observou que os frutos do mar cultivados devem atender aos seguintes requisitos especiais para exportação:
- Os animais utilizados como matéria-prima para o processamento do produto não foram abatidos como medida de combate a doenças ou como resultado de um surto de doença.
- Os animais utilizados como matéria-prima para o processamento do produto não vieram de instalações sujeitas a restrições sanitárias e não apresentaram sinais clínicos de doença ou ectoparasitas
- Peixes e produtos de peixe congelados não receberam fosfatos ou similares antes do congelamento.
Fonte: Sea Food News
🚢 Compartilhar é cuidar!