Sob a expectativa de ser o maior leilão da história portuária brasileira e de criar as condições para que o Porto de Santos (SP) se torne um hub para toda a América Latina, o Ministério de Portos e Aeroportos e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) retomam o projeto de concessão do Terminal de Contêineres Santos 10 (Tecon Santos 10).
Para concretizar a licitação do megaterminal, a ANTAQ abriu, nesta quinta-feira (20), a Audiência Pública 02/2025, que trata do aprimoramento dos documentos técnicos e jurídicos relativos à realização de certame licitatório para o arrendamento do terminal Tecon Santos 10. O prazo de contribuições inicia hoje (20), e se estende até o dia 24 de março de 2025. A data da sessão pública será definida oportunamente.
O empreendimento foi restruturado recentemente e está desenhado para ser o maior terminal do Porto de Santos, consolidando-se como um empreendimento essencial para atender à demanda de movimentação e armazenagem de contêineres e carga geral no complexo portuário.
Os investimentos previstos para o terminal totalizam R$ 5,6 bilhões, ao longo de 25 anos, abrangendo tanto intervenções na área arrendada quanto em áreas comuns do porto organizado, incluindo dragagens da área de manobra e dos berços de atracação do novo terminal. Esses recursos podem viabilizar um crescimento de 50% na capacidade do porto.
Ao lado de outras medidas que estão sendo adotadas, como a concessão do canal de acesso ao porto e a construção do túnel subaquático ligando Santos a Guarujá, o Tecon Santos 10 cria as condições para a cidade paulista se tornar um hub port para a América Latina, com um megaterminal capaz de receber grandes volumes de carga que serão despachadas em seguida para portos menores espalhados pelo continente.
O gráfico abaixo compara exportações e importações conteinerizadas no Porto de Santos, no Brasil. Os dados foram derivados do DataLiner da Datamar.
Exportações e Importações do Porto de Santos | Jan 2021 – Dez 2024 | TEUs
Fonte: Datamarnewe