Norsul consolida liderança em cabotagem de granéis com compra da operação da Hidrovias do Brasil

A Norsul, uma das maiores empresas de cabotagem do país, acaba de concluir a compra da operação de cabotagem da Hidrovias do Brasil, companhia de logística integrada que oferece serviços portuários e de cabotagem na América do Sul. A aquisição foi direcionada ao negócio de transporte de bauxita entre Porto Trombetas e Barcarena, no Pará — consolidando a companhia entre os principais players nacionais do transporte de granéis sólidos.

Com a transação, a Norsul incorpora duas embarcações do tipo mineraleiras (ore carriers) — Tambaqui e Tucunaré — ambas construídas no Brasil, com bandeira e tripulação nacional. A empresa passa a operar integralmente a rota que abastece a refinaria da Alunorte, uma das maiores produtoras de alumina do mundo, e amplia seu volume total transportado para 4 milhões de toneladas de granel por ano.

As embarcações foram projetadas sob medida para as limitações da Bacia Amazônica: têm 245 metros de comprimento, 40 metros de boca e capacidade de 82 mil toneladas por viagem, com apenas 12 metros de calado máximo, o que garante eficiência logística e menor impacto ambiental, mesmo em trechos restritos do Rio Amazonas.

“Essa aquisição reafirma nossa expertise de mais de 60 anos no mercado de navegação e reforça o compromisso de fortalecer o modal aquaviário nacional como uma solução valiosa para o desenvolvimento logístico do país. São ativos estratégicos, de longo prazo, que ampliam nossa competitividade e presença na região Norte”, destaca Rodrigo Cuesta, diretor financeiro e de novos negócios da Norsul. “Mais do que adquirir navios, estamos incorporando uma operação sólida, um contrato relevante e uma equipe altamente especializada.”

Com mais de 7,5 milhões de toneladas de bauxita transportadas em 2024, a Norsul possui um histórico de eficiência e expertise em uma rota estratégica da navegação nacional. O contrato com a Alunorte tem vigência até 2034, assegurando previsibilidade de receita e sustentação do investimento no longo prazo.

Cabotagem no centro da logística brasileira

Com a incorporação, a Norsul reforça sua posição no mercado de cabotagem, um setor que movimentou 110 milhões de toneladas em 2024 entre granéis líquidos, gasosos e sólidos, e que segue em trajetória de crescimento médio anual de 2,4% (fonte: EPE).

“A cabotagem é um vetor essencial para o desenvolvimento da logística nacional. Ao investir em frota e eficiência, contribuímos para o equilíbrio da matriz de transporte, para a redução de emissões no setor de logística e para a integração produtiva do país”, acrescenta Cuesta.

Nos últimos anos, a estratégia da Norsul mira na diversificação do seu portfólio para acelerar a expansão, mantendo crescimento médio de 19% em receita bruta na última década. Com um olhar atento ao mercado de navegação na costa brasileira, a Norsul encontra espaço para crescer.

Em 2023, firmou joint venture com a Hapag-Lloyd para a criação da Norcoast, dedicada à cabotagem e ao feeder de contêineres nos portos brasileiros. Já em 2024, adquiriu a embarcação Babitonga Bay, do tipo handysize (39 mil toneladas de porte bruto), e iniciou operações de bunkering ship-to-ship na costa brasileira. No mesmo ano, transportou 14,2 milhões de toneladas na cabotagem e registrou R$ 1,4 bilhão em receita líquida.

A compra da operação da Hidrovias do Brasil é mais um passo nessa trajetória de crescimento sustentável, diversificação de operações e fortalecimento no transporte marítimo nacional, configurando um investimento relevante com projeção de crescimento de receita no longo prazo. Para o mercado brasileiro de navegação, a expectativa é de crescimento, puxada pelo agronegócio, mineração e diversificação das importações, através da integração logística e sustentabilidade.

Sustentabilidade ganha peso estratégico na navegação nacional

A Norsul acelera também sua agenda de descarbonização e inovação, investindo em softwares de eficiência energética baseados em IoT, otimização de propulsores com o Propeller Boss Cap Fins, uso de tintas e tecnologias anti-incrustantes em parceria com a Bioren e e aplicação de inteligência artificial para otimização de combustível.

A empresa também vem implantando sistemas solares em barcaças fundeadas, tratamento de água de lastro e o uso de combustíveis de baixo teor de enxofre. Desde 2020, é signatária da Getting to Zero Coalition e opera um sistema online de monitoramento das emissões atmosféricas, que integra dados de sensores e indicadores de intensidade de carbono (CII Rating). A Norsul também integra o Programa de Logística Verde Brasil e conquistou o Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol.

“Vamos continuar investindo em operações estratégicas, inovação e excelência operacional, mantendo o compromisso com as pessoas e a sustentabilidade como pilares da nossa atuação”, conclui Cuesta.

Fonte: Datamarnews

compartilhar

Posts antigos

Atenção

Não atuamos em desembraço de sites de compras!

Se o assunto for importações ou exportações, podemos prosseguir com o atendimento.