Brasil atinge marca de USD 2,8 bilhões em importações de materiais plásticos no último trimestre

As importações de materiais plásticos, matéria-prima fundamental para diversas indústrias, bateram USD 2,8 bilhões no começo de 2025. Segundo estudo realizado pela Vixtra, fintech de soluções para importadores,  com base em dados da Secretaria do Comércio Exterior, há um aumento de 8% no volume importado comparado há um ano.

Entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, chegaram ao Brasil 1.376 mil toneladas, enquanto nos últimos meses foram mais 1.493 mil toneladas. Se aumentar o período de análise, o aumento é ainda mais significativo. No último ano, de março de 2024 a fevereiro de 2025, a importação de plástico cresceu 25,9%, chegando a 5.787 mil toneladas. No período anterior, o total foi de 4.595 mil toneladas.

Confira abaixo um histórico das importações brasileiras de plásticos. O gráfico foi elaborado com dados do DataLiner:

Importações Brasileiras de Plásticos | Jan 2022 – Mar 2025 | TEUs

A versatilidade do plástico – que se trata de um material leve, resistente e isolante, capaz de ser moldado de diversas formas -, aliada a durabilidade e baixo-custo do produto, o tornam uma matéria-prima essencial em diversas indústrias: embalagens, peças automotivas, componentes eletrônicos, materiais de construção, roupas e brinquedos. Também é indispensável na indústria médica para embalagens e dispositivos médicos, além da produção de móveis e utensílios domésticos.

As importações no segmento em 2024 totalizaram USD 11 bilhões, uma média de USD 9, 32 milhões por mês. Segundo o estudo, os estados com maiores números de importação nos últimos três meses foram São Paulo (30,1%) e Santa Catarina (29,6%). Já os países dos quais o Brasil mais importa foram Estados Unidos e China, totalizando 46,9% e somando mais de USD 1,3 bilhões.

Fonte: Datamarnews

compartilhar

Posts antigos

Atenção

Não atuamos em desembraço de sites de compras!

Se o assunto for importações ou exportações, podemos prosseguir com o atendimento.