Um estudo revelou que o Brasil atingiu um marco histórico em 2023, com 28.524 empresas exportando seus produtos para o outros países. Logo, esses dados são resultado das mais recentes análises realizadas pela Secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex-MDIC).
Por sua vez, o número representou um aumento de 2% em comparação ao ano anterior, o que revela um panorama promissor para o cenário econômico nacional.
Um dos destaques do relatório da Secex-MDIC é o desempenho das regiões Norte e Centro-Oeste. Em 2023, essas áreas experimentaram os maiores aumentos percentuais de novas empresas exportadoras. O Norte ficou na liderança, com um crescimento de 8,8%, seguido de perto pelo Centro-Oeste, que viu um aumento de 8%.
Ao contrário dessas trajetórias ascendentes, a região Nordeste enfrentou um revés, com uma diminuição de 1,6% no número de empresas engajadas no comércio exterior.
Dentre as firmas exportadoras do Brasil, a distribuição por tamanho revela que 59% são de médio e grande porte, enquanto 21,2% são microempresas e 18,9% são pequenas empresas. Além disso, existe um grupo que representa 0,8% do total, composto por empresas não mercantis, incluindo entidades sem fins lucrativos ou governamentais.
Saiba mais destaques da pesquisa
Quanto aos setores que impulsionaram as exportações brasileiras no último ano, a agropecuária foi a grande campeã, registrando um aumento de 7% entre as empresas de médio e grande porte e de 4,5% entre as pequenas. A indústria de transformação igualmente exibiu crescimento, com avanços de 2,6% e 1%, respectivamente.
Fonte: Seu Crédito Digital
🚢 Compartilhar é cuidar!