Ministro Silvio Costa Filho: Porto de Santos continuará público, mas aberto a PPPs

O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou nesta segunda-feira (18 de agosto) que o porto de Santos permanecerá público, mas ressaltou que há potencial para parcerias com a iniciativa privada.

“Não vamos privatizar o porto de Santos e também vamos ampliar o diálogo com todo o setor produtivo paulista”, disse o ministro em entrevista à CNN Brasil.

“O fato de o Porto de Santos ser público não afasta a possibilidade de parcerias público-privadas (PPPs) que possam ser desenvolvidas internamente. É nesta direção que queremos trabalhar. O porto não precisa ser privatizado para termos privatizações”, acrescentou, garantindo que líderes políticos, incluindo o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, membro da mesma bancada do ministro, estarão envolvidos em todas as negociações envolvendo o investimentos do ministério no estado.

Na semana passada, Costa Filho afirmou que o porto tem quase R$ 3 bilhões em caixa e vai liderar o maior projeto do Programa de Aceleração do Novo Crescimento (Novo PAC), a construção do túnel Santos-Guarujá.

Lançado pelo governo federal em agosto com investimentos projetados de R$ 1,7 trilhão, o Novo PAC terá como carro-chefe o investimento privado.

O gráfico a seguir traz mais detalhes sobre as exportações e importações em contêineres no Porto de Santos entre janeiro de 2019 e julho de 2023. Os dados utilizados a seguir foram coletados pela Datamar por meio da ferramenta de inteligência marítima DataLiner.

Exportações e importações no Porto de Santos | Janeiro de 2019 – julho de 2023 | TEU

 

GOVERNANÇA

Costa Filho assumiu o Ministério dos Portos e Aeroportos na semana passada em meio a uma remodelação ministerial promovida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para acomodar aliados e ampliar sua base de apoio no Congresso.

Apesar disso, o partido de Costa Filho não ingressou oficialmente na base do governo; no entanto, o ministro afirma que o partido não só deu votos favoráveis ​​ao governo com mais de 80% da sua bancada, mas também continuará a votar assim daqui para frente.

Fonte: Folha de S. Paulo

Para ler a fonte original da notícia, acesse: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2023/09/porto-de-santos-nao-sera-privatizado-mas-pode-ter-ppps-diz -ministro.shtml

Compartilhar é se importar!

Quer ficar mais informado?

Cadastre seu e-mail, para receber notícias semanais.