De acordo com o Ministério da Agricultura ucraniano, a Ucrânia fechou formalmente, em 2 de maio, quatro portos marítimos capturados pela Rússia no Mar Negro e no Mar de Azov.
Os portos do Mar de Azov de Mariupol, Berdiansk e Skadovsk, e o porto de Kherson no Mar Negro foram fechados “até que o controle seja recuperado”, disse o ministério em comunicado.
“A decisão de implementar esta ação foi tomada devido à incapacidade de atender embarcações e passageiros, gerenciar cargas, realizar operações de transporte e outras atividades econômicas, mantendo um grau adequado de segurança da navegação.”
Todos os portos marítimos ucranianos suspenderam suas atividades após a invasão russa no final de fevereiro , o que levou as forças russas a capturar alguns portos e bloquear o acesso a outros.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou que a Ucrânia pode perder dezenas de milhões de toneladas de grãos em 2 de maio de 2022, por causa do controle russo do transporte marítimo do Mar Negro, provocando uma crise alimentar que afetará a Europa, Ásia e África.
O ministério ucraniano informou recentemente que as exportações de grãos da Ucrânia atingiram 45,709 milhões de toneladas na temporada 2021/22.
Fonte: Money Times